Museu Pio XII
MUSEU PIO XII
(Por Milton Cesar)
O Museu Pio XII , fundado em 1957 por Cônego Luciano Afonso dos Santos , é um museu dedicado à Arte Sacra e Arqueologia. Situa-se , juntamente com o Museu Medina e à Torre Medieval, Nossa Senhora da Torre, no Largo de Santiago, 47, Braga.
Localizado no antigo Seminário Conciliar de São Pedro e São Paulo, construção esplendorosa, cuja fundação é atribuída a D. Diogo de Sousa, em 1531.
Apresenta um vasto acervo referente à Arqueologia , fruto de grande interesse pessoal do Cônego Luciano. Este Museu que torna a cidade de Braga ainda mais rica, apresenta cinco Núcleos Permanentes – O Núcleo “ Uma Luz Brilhou nas Trevas “ – narrando a história da humanidade , desde que se conhecem hominídeos sobre a Terra , até nossos dias atuais , com belíssimo destaque às Artes Sacras. Galeria Henrique Medina , um dos maiores pintores Portugueses.
A Torre Medieval, com uma linda vista sobre Braga , além da arte de Levi Guerra , médico e pintor português e da Sala dos Arcebispos.
Este imperdível Museu possui ainda de tudo que se pode contemplar em quantidade e qualidade apreciáveis : numismática, lítica, cerâmica, escultura, pintura, ourivesaria, têxtil a adereços litúrgicos.
Busque mais informações no site www.museupioxii.pt e não deixes de procurar no Viver em Braga as inúmeras opções de negócios e serviços para ti e tua empresa.
Viver em Braga, onde tua Negociação acontece.
HORÁRIO (Conforme site do museu Pio XII)
Fonte: Site museu Pio XII
Horário de abertura do Museu:
(incluindo Galeria Medina e Torre Medieval)
De terça-feira a domingo, das 9h30 às 12h30 e das 14h30 às 18h00.
O Museu encerra à segunda-feira. Também nos dias 25 de dezembro, 1 de janeiro e domingo de Páscoa.
Visita à Galeria dos Arcebispos:
(só com marcação prévia)
À quinta-feira, entre as 10h e as 12h30
(para marcações, use o email info@museupioxii.pt ou o telf. 253 200 130).
O Museu Pio XII encontra-se dividido em três núcleos distintos, que podem ser visitados separadamente: o núcleo principal, onde é possível visitar a exposição permanente “Uma Luz brilhou nas trevas”; a Galeria Henrique Medina; e a Torre Medieval.
Além dos três núcleos, o Museu permite ainda uma visita à sala Levi Guerra e às exposições temporárias que se encontrem nos vários espaços a isso destinados, onde normalmente se mostram artistas contemporâneos.
Também está sob a alçada do Museu Pio XII a marcação de visitas para a Galeria dos Arcebispos, que se localiza no Paço Episcopal.
LOCALIZAÇÃO