AEB apresenta experiência que promete enriquecer a oferta turística de Braga

A AEB apresentou, esta sexta-feira, a nova experiência de realidade virtual denominada Miradouro do Tempo, desenvolvida pela tecnológica EDIGMA.

Partindo da expressão “Ver Braga por um Canudo”, surge assim uma nova experiência imersiva turística sobre a cidade de Braga que pode ser visualizada através de óculos de realidade virtual. De destacar 4 momentos que caracterizam a experiência, sendo eles a recriação 3D do Teatro de Bracara Augusta, a recriação do Castelo de Braga, a passagem pelo elétrico e a Antevisão do futuro.

Olhando para o novo paradigma do turismo que valoriza as experiências digitais, Daniel Vilaça, na apresentação desta novidade, destacou que “os destinos que se adaptarem a esta realidade, terão mais chances de sucesso”. Segundo o presidente da AEB, “a realidade virtual tem a capacidade de nos levar para um mundo completamente novo, oferecendo-nos experiências de imersão desafiadoras, singulares e reconfortantes”.

Foi neste contexto que a AEB desafiou a Edigma a desenvolver e implementar uma solução tecnológica que permita disponibilizar uma experiência de imersão associada ao miradouro do tempo da cidade de Braga, com o objetivo de melhorar a experiência de quem deseja saber mais sobre o passado, presente e futuro de Braga.

“A experiência interativa que hoje apresentamos enquadra-se nessa estratégia e objetivo de enriquecer a oferta turística de Braga”, salientou.

Com o intuito de apresentar Braga através de uma imagem mais tecnológica e atrativa, esta solução apresenta um carácter portátil, permitindo a sua utilização em feiras. Com o mesmo propósito, a AEB também irá colocar esta solução nos hotéis de Braga e alguns edifícios públicos, mediante reserva prévia.

“O que se pretende é que esta solução tenha o máximo de utilização possível. A escalabilidade desta solução é enorme. A versão 1.0 que apresentamos hoje irá ser atualizada ao longo do tempo com novos conteúdos e com recurso à gamificação”, explicou o presidente.

Para além de melhorar a experiência do turista com potencial de promover o destino, a AEB através deste projeto assume, ainda, a promoção dos negócios da região, como uma das suas principais finalidades.  “Esta é mais uma iniciativa que demonstra o forte contributo da Associação Empresarial de Braga para a inovação, qualificação e afirmação dos setores mais representativos da cidade – turismo, comércio, serviços e indústria”, concluiu Daniel Vilaça.

Complementando as palavras do presidente da AEB, Rui Marques destacou as potencialidades desta solução junto dos próprios residentes da cidade de Braga.

“Para além do enorme potencial desta solução na promoção do destino de Braga, pensamos nesta tecnologia também para os residentes da nossa cidade. Esta é mais uma das nossas ações que visam promover uma relação de equilíbrio entre residentes e turistas”.

Neste contexto, António Barroso, em representação do Município de Braga, destacou o potencial do produto na valorização do património histórico e cultural da cidade, evidenciando aquilo que de melhor Braga tem para mostrar e oferecer, quer para os visitantes como para a comunidade local.

“Esta é uma experiência diferenciadora, que vai permitir visitar o passado e, simultaneamente, dar um pulo ao futuro. Com esta tecnologia pretendemos despertar a curiosidade a quem nos visita, mas também fomentar nos nossos residentes um olhar diferente sobre a cidade, potenciando assim o seu sentimento de pertença e identidade”.

Miguel Oliveira, CEO da empresa, também presente na sessão, reforçou o propósito de transformar o espaço público num ambiente comunicativo, tendo por base a atividade do público, a utilização dos media e a organização espacial. “Ao explorar estas dimensões, conseguimos criar várias camadas de informação e comunicação, e o espaço converte-se num meio dinâmico de interpretação sobre Braga”, explicou.

Destaca-se ainda que a experiência imersiva “Miradouro do Tempo”, com o selo “Created in Braga” desenvolvido pela conceituada empresa bracarense, surge no âmbito do projeto “Braga: Cidade Autêntica, financiado pela Linha de Apoio à Sustentabilidade promovida pelo Turismo de Portugal.

BRAGA - Portugal