A MEDIAÇÃO E O PROCESSO MIGRATÓRIO

A MEDIAÇÃO E O PROCESSO MIGRATÓRIO

Várias pessoas migram para outros países, deixando para trás situações de conflito em diversas áreas (familiar, empresarial, laboral, etc).

A mediação é um método extrajudicial de resolução de conflitos que ultrapassa fronteiras, permitindo "soluções transnacionais" entre as partes. Isso é possível porque o entendimento entre interesses e necessidades de todos os envolvidos no conflito não depende do Tribunal, mas sim das próprias partes que receberão auxílio de um mediador para o restabelecimento do diálogo que se perdeu na escalada do conflito.

O mediador, que pode ser advogado ou não, é um profissional altamente capacitado para mediar a situação conflituosa através de técnicas de negociação, entre outras.

É importante esclarecer que o "termo de entendimento" realizado pelo mediador em casos de êxito na mediação pode ser levado à homologação do juiz de direito, garantindo a sua executoriedade.

Quer saber mais sobre as possibilidades da mediação entre diferentes países, entre em contato conosco!

Priscilla Sant'Anna, advogada, mediadora de conflitos e fundadora da INDICA foi expositora em 17.10.2019 no Congresso da Federação de Mediadores de Conflitos com um tema de Mediação Familiar.

Por Drª Priscilla Sant'Anna

 

BRAGA - Portugal